5/11/2010

A Torre Pisa




A Torre Inclinada de Pisa (em italiano: Torre pendente di Pisa), ou simplesmente, Torre de Pisa, é um campanário ou campanário autónomo, da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da Catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na Praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da Catedral e do Baptistério.
Embora destinado a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para o sudeste, logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal colocada e ao substracto solto que permitiu a fundação mudar de direcção. A torre actualmente se inclina para o sudoeste.
A altura da torre é de 55.86 m, do solo ao lado menor é de 56.70 m na parte mais alta do lado. A largura das paredes na base, mede 4.09 m e 2,48 m no topo. Seu peso é estimado em 14,500 toneladas (16,000 em pequenas toneladas). A torre tem 296 ou 294 degraus; do sétimo andar, tem dois degraus a menos, da face-norte das escadas. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001, a torre inclinou-se em um ângulo de 5,5 graus, mas a torre agora inclina-se em cerca de 3,99 graus Isto significa que, o topo da torre é de 3.9m de onde ela estaria, se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

Construção
A Torre de Pisa foi uma obra de arte, realizada em três fases ao longo de um período de cerca de 177 anos. A construção do primeiro andar do campanário de mármore branco, começou no dia 9 de Agosto de 1173, um período de sucesso militar e prosperidade. Este primeiro andar, é uma arcada "cega" articulada por colunas clássicas embutido com capitéis coríntios.
A torre começou a inclinar-se após a construção após a progressão de construção para o terceiro andar em 1178. Isto deveu-se a uma mera fundação três de metros, situado no subsolo, fraco e instável, um projecto que falhou desde o início. A construção foi posteriormente paralisada por quase um século, porque o Pisanos estavam continuamente envolvido em batalhas com Génova, Lucca e Florença. Este tempo, permitiu para o solo subjacente a ajustar-se. Caso contrário, a torre de quase certamente teria sido derrubada. Em 1198, os relógios foram temporariamente colocados no terceiro andar da construção inacabada.
Em 1272, a construção é reiniciada por Giovanni di Simone, arquitecto do Campo santo. Em um esforço para compensar a inclinação, os engenheiros construíram andares com um lado mais alto do que o outro. Isso fez a torre começará a inclinar-se em outra direção. Devido a isso, a torre é realmente curva.A construção foi interrompida novamente em 1284, quando o Pisanos foram derrotados pelos Genoveses, na Batalha de Meloria.
O sétimo andar foi concluído em 1319. A sino-câmara acabou por não ser adicionada até meados de 1372 e foi construída por Tommaso di Andrea Pisano, que conseguiu, por sua vez, harmonizar os elementos góticos da sino-câmara, com o estilo românico da torre. Há sete sinos, um para cada nota da escala musical importante. A maior delas, foi instalada em 1655.
Depois de uma fase de reforço estrutural (entre 1990-2001), a torre está actualmente em fase de recuperação gradual da superfície, a fim de reparar os danos visuais, principalmente, à corrosão e escurecimento. Estes são, particularmente, os pontos mais fortes devido à idade da torre e à sua particular exposição ao vento e à chuva (erosão).Carolina

Sem comentários:

Enviar um comentário