5/11/2010

CN Tower




A Torre CN, localizada em Toronto, Ontario, Canadá é uma torre turística e de comunicações que tem 553,33 metros (1,815 pés)[1] de altura, sendo a segunda maior torre do mundo. Ultrapassou a Torre Ostankino em 1975 quando sua construção foi concluída e foi declarada a estrutura mais alta do mundo. Em 12 de setembro de 2007 após ser detentora do título por 32 anos, a Torre CN foi ultrapassada em altura pelo edifício, que na época ainda em construção, Burj Khalifa.[2] Ela é o principal cartão postal de Toronto, atraindo mais de dois milhões de visitantes anualmente.
CN se refere originalmente a Canadian National, a companhia ferroviária que construíu a torre. Privatizada em 1995, a nova administração da companhia decidiu se desfazer de qualquer propriedade que não estivesse relacionada com o setor ferroviário. Com isto, a posse da Torre CN foi transferida para a Canada Lands Company, uma companhia do governo canadense. A torre já era popularmente conhecida como CN Tower, e o governo, que queria remover o nome da empresa ferroviária da torre, mas para manter o acrônimo intacto, mudou seu nome para Canada's National Tower.

A construção da Torre CN iniciou no dia 10 de fevereiro de 1973 com massivas escavações para a fundação da base da torre. Quando foi completada, 56,000 toneladas de sujeira e terra foram removidos de 15 metros de profundidade, e a base incorporou 7,000 metros cúbicos de concreto com 450 toneladas de barras de ferro e 36 toneladas de cabos de aço construídos para uma espessura de 6,7 metros. Esta parte da construção foi bastante rápida, com apenas quatro meses necessários entre o início da construção da base até ser concluído para iniciar a construção vertical.
O centro de Toronto visto da Torre CN.

Foi utilizado um concreto especial de alta qualidade misturado com água, se tornando um molde maciço, sendo usado como elemento para a construção da base da torre. Enquanto o concreto ia endurecendo, a estrutura ia se elevando, a base do concreto ia diminuindo e a torre ia sendo suportada por macacos hidráulicos. Com essa técnica, a torre subia 6 metros por dia. O concreto foi derramado continuamente por uma equipe de 1.532 pessoas até 22 de fevereiro de 1974, durante o qual ela já havia se tornado a estrutura mais alta do Canadá, ultrapassando a recém-construída Inco Superstack que usou métodos semelhantes em sua realização. No total, a torre contém 40,500 metros cúbicos de concreto. Um desafio existente foram os esforços necessários para que a torre não se inclinasse, ou sofresse torção. Além de construir com alta precisão do prumo, instrumentos ópticos foram utilizados, fazendo as medidas a cada duas horas. O resultado foi uma torre com um desvio apenas de 29 mm do prumo.

Em agosto do mesmo ano, a construção do nível principal começou. Utilizando 45 macacos hidráulicos anexados a cabos strung de uma coroa temporária de aço ancorada ao topo da torre, doze gigantes braçadeiras carregadas de aço e madeira foram levantadas lentamente, levando cerca de uma semana para chegarem até a sua posição final. Esses materiais não foram utilizados apenas para criar as braçadeiras que suportaram o nível principal, mas também como uma base para a construção do próprio nível principal. O Sky Pod foi construído em concreto derramado em uma moldura de madeira e, em seguida, reforçado com uma grande compressão siderúrgica em seu exterior.

A antena foi projetada para ser levantada originalmente por um guindaste, mas durante a construção do helicóptero Sikorsky S-64 Skycrane, o exército dos Estados Unidos disponibilizou sua venda a operadores civis. O helicóptero, chamado de "Olga", foi utilizado pela primeira vez para posicionar a grua no observatório. Depois, foi utilizado para colocar as 39 seções da antena localizadas no topo, sendo que a seção mais pesada possuia 8 toneladas. O uso do helicóptero adiantou em várias semanas a construção, de seis meses para três semanas e meia. A torre foi concluída em 2 de abril de 1975, após 26 meses de construção, obtendo oficialmente o recorde de altura da Torre Ostankino em Moscou, e elevando a massa total para 118,000 toneladas.
A CN tower continua sendo usada como torre de comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário