5/11/2010

Dubai - A cidade Impossivel!

- Dubai é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes.
- Dubai é conhecido mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas. Dubai é a cidade que tem a maior população dos emirados e é o segundo maior por área,
- A receita do emirado é proveniente do turismo, comércio, sector imobiliário.
- Dubai tem atraído atenção através dos seus projectos imobiliários e acontecimentos desportivos. Esta maior atenção, coincidindo com o seu aparecimento como um concentrador de negócios mundial


Etimologia

- As origens linguísticas da palavra Dubai estão em disputa, alguns acreditam que a palavra possa ter origem persa, enquanto alguns acreditam que o árabe é a raiz linguística da palavra.
- De acordo com um pesquisador da história e da cultura dos Emirados Árabes Unidos, a palavra Dubai pode ter vindo da palavra Daba, que significa rastejar, a palavra pode ser uma referência ao fluxo da enseada de Dubai para o interior.


Sintese Histórica

- Muito pouco se sabe sobre a cultura no sudeste da Península Arábica, sabe-se apenas que as cidades antigas naquela área eram centros de comércio entre os mundos Oriental e Ocidental.
- Registos documentais da cidade de Dubai só existem depois de 1799.
- Duas catástrofes atingiram a cidade durante os anos 1800. Primeiro, em 1841, uma epidemia de varíola obrigando a população a deslocar para leste e em 1894, um grande incêndio em Deira queimou a maioria das casas.
- a localização geográfica da cidade continuou a atrair comerciantes e mercadores de toda a região.
- A cidade de Dubai foi um importante porto de escala para os comerciantes estrangeiros, principalmente os vindos da Índia, muitos dos quais acabaram por se instalar na cidade. Dubai era conhecida por suas exportações de pérolas até os anos 1930.
- No entanto, a indústria de pérolas de Dubai foi irremediavelmente danificada pelos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, pela Grande Depressão na década de 1920.
- Consequentemente, a cidade assistiu a uma migração em massa de pessoas para outras partes do Golfo.

- Em 1966, foi descoberto petróleo em Dubai, a descoberta do petróleo levou a um afluxo maciço de trabalhadores estrangeiros, sobretudo indianos e paquistaneses. Como resultado, a população da cidade entre 1968 e 1975 cresceu mais de 300%, segundo algumas estimativas.
- Em 2 de Dezembro de 1971 Dubai, juntamente com os outros 7 emirados, formando os Emirados Árabes Unidos. Juntou-se a outros emirados para adoptar uma moeda única: os Dirham dos Emirados
- Dubai continuou a crescer a partir de receitas geradas com o petróleo e com o comércio. Os grandes aumentos no preço do petróleo após a Guerra do Golfo Pérsico incentivou Dubai a continuar a centrar-se no livre comércio e no turismo.
- A construção do Burj Al Arab, o hotel autónomo mais alto do mundo, bem como a criação de novos empreendimentos residenciais, foram usados pelo mercado de Dubai, para fins turísticos.
- Desde 2002, a cidade tem visto um grande aumento do investimento imobiliário privado na recriação skyline de Dubai,[25] com projectos como o Palm Islands, The World, o Burj Dubai e o The Dynamic Tower.


Geografia

- Dubai está situada na costa do Golfo Pérsico, nos Emirados Árabes Unidos e esta praticamente ao nível do mar (16 metros acima).
- Dubai não tem nenhum rio ou oásis natural, no entanto, possui um estuário natural, a Enseada de Dubai, que foi dragada para torná-la suficientemente profunda para que navios de grande porte possam atravessá-la.
- Um vasto mar de dunas de areia cobre grande parte do sul de Dubai e, eventualmente, leva para o deserto.
- Dubai está situada numa zona muito estável - a falha sísmica mais próxima, está a 120 km dos EAU e é improvável que tenha qualquer impacto sísmico em Dubai. Os especialistas também prevêem que a possibilidade de um tsunami na região também é mínima, porque as águas do Golfo Pérsico não são profundas o suficiente para desencadear um tsunami.


Demografia

- De acordo com o censo realizado pelo Centro de Estatísticas de Dubai, a população do emirado era de 1.422.000 de habitantes em 2006, sendo 1.073.000 homens e 349.000 mulheres.
- Dubai é a segunda cidade mais cara da região, e 20ª cidade mais cara do mundo.
- A taxa de natalidade, em de 2005, foi de 13,6%, enquanto a taxa de mortalidade foi de cerca de 1%.
- Embora o árabe seja a língua oficial de Dubai, O inglês é a língua mais falada na cidade.


Zonas francas e centros financeiros

- Zona Franca de Jebel Ali - Zona económica que contém facilidades e incentivos fiscais de stock e distribuição de mercadorias.

- Dubai Internet City - Parque tecnológico construído para atrair empresas de alta tecnologia.

- Dubai Media City - Zona projectado para sediar as principais empresas de media e comunicação do mundo.

Dubai Studio City - Zona semelhante ao Dubai Media City, sendo que nesse local são para empresas do cinema, a intenção é criar um parque cinematográfico aos moldes do de Hollywood.

- Dubai Maritime City;

- Dubai Knowledge Village - Local projectado para a instalação de escolas, universidades e centros de treino para habitantes locais e estrangeiros.

- Dubai Healthcare City - Parque projectado para hospedar hospitais, empresas farmacêuticas, e laboratórios de pesquisa na área de saúde.

- Dubai Internacional Financial Centre - Centro financeiro projectado para abrigar grandes bancos e empresas de valores.


Arquitectura

- Dubai é famosa pelas suas obras grandiosas e de forte apelo turístico. Entre elas, podemos destacar:

- Palm Islands;

- O arquipélago The World;

- O hotel Burj Al Arab;

- Edifício Burj Dubai;


---------------------------------------------------------

- As Palms Islands - são três arquipélagos artificiais no formato de palmeiras. Um audacioso projecto construído pela Al Nakheel Properties, é um grande ponto atractivo da cidade e tem como objectivo aumentar o turismo no Dubai.
- Mesmo sendo artificial, foram usados apenas materiais naturais (areia e pedras) para a construção do arquipélago, em vez de concreto e aço, mais aconselhados para o tipo de estrutura.
- Uma segunda ilha artificial com formato de palmeira está em construção, já em estágio avançado. É prevista a construção de uma terceira ilha artificial no formato de palmeira. Em cada braço desta palmeira, estão sendo construídos elegantes hotéis e grandes residências. Moradores podem ter o direito de atracar os seus iates na frente de algumas construções.





- The World - The World é um arquipélago artificial, ainda em construção, que forma o desenho do mapa-múndi. Estas ilhas estão sendo vendidas com valores entre 6,2 a 36,7 milhões de dólares.
- A maior parte das ilhas já foi comprada por investidores de todo o mundo. Por exemplo, o casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt já comprou a ilha que representa a Etiópia, e um hotel deve ficar com o conjunto formado por várias ilhas que formam o desenho da Europa.





- Burj Al Arab - O Burj Al Arab é um dos hotéis mais luxuosos de Dubai.
- Foi construído sobre uma ilha artificial, com 321 metros de altura, sendo a 2ª estrutura mais alta usada como hotel, após perder o título para a Rose Tower, edificada também em Dubai.
- O edifício imita a vela de um barco, e hoje é um dos principais cartões postais da cidade e do país.






- Burj Khalifa - O Burj Khalifa ("Torre de Khalifa") - anteriormente é o arranha-céu mais alto do mundo. Foi inaugurado no dia 4 de Janeiro de 2010.
- Tem uma altura de 828 m. Ao atingir a altura máxima, o Burj Khalifa não só superou o maior arranha-céu do mundo, Taipei 101, mas também a estrutura não suspensa por cabos em terra firme mais alta do mundo, a Torre CN.
- Demorou mais de cinco anos a construir, mas segundo os seus construtores esta torre pode ser vista a cerca de 100 km de distância.
- O Burj Khalifa foi desenhado por Skidmore, Owings, & Merrill, que também desenharam as Sears Tower em Chicago entre outros famosos edifícios.
- O interior é decorado pela Giorgio Armani. Um Hotel Armani, que ocupa os primeiros 37 andares. Do 45º ao 108º andar, há cerca de 700 apartamentos (que foram vendidos em oito horas).
- Também tem o elevador mais rápido, a 18 m/s (65 km/h, 40 mph).


1 comentário: