5/11/2010

Taj Mahal - Uma História de amor!


- O Taj Mahal é um mausoléu situado na Índia e é um dos monumentos mais conhecidos do país e do Mundo.

- É actualmente classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e foi anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em uma celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007.

- A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens de várias cidades do Oriente, para trabalhar no maravilhoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa.


- A sua esposa morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo. O Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão.

A sua origem


- Mumtaz Mahal deu ao seu esposo 14 filhos, mas faleceu no último parto e o imperador, iniciou a construção do Taj, Todos os pormenores do edifício mostram a sua natureza romântica.


Sintese Histórica

- Perto de terminar a obra, o imperador Shah Jahan adoeceu gravemente e o seu filho, declarou-se imperador. Diz-se que passou o resto dos seus dias observando na janela o Taj Mahal e, depois da sua morte o seu filho sepultou-o no mausoléu lado a lado com a esposa.
- Nos finais do século XIX vários sectores do Taj Mahal estavam muito deteriorados por falta de manutenção. Completou-se a restauração remodelando assim, jardins ao estilo inglês que ainda hoje se conservam.
- No século XX obtiveram mais cuidado com o monumento. O governo construiu um andaime gigantesco cobrindo a cúpula, prevendo ataques aéreos da força aérea japonesa. As ameaças mais recentes provêm da poluição ambiental e das chuvas ácidas.




- Em 1993, foi eleito como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, e é hoje um importante destino turístico.



Processo de construção


- A construção do Taj Mahal iniciou-se com a fundação do mausoléu. Toda a área foi feita a uma altura de quase 15 metros sobre o nível da ribeira. O Taj Mahal tem uma altura aproximada de 60 metros e a cúpula principal mede 20 metros de diâmetro e 25 de altura.
- Para transportar o mármore e outros materiais até ao local construiu-se uma rampa de terra de 15 km de comprimento.
Para o transporte dos grandes blocos utilizaram-se carreiras especialmente construídas, tiradas por carros de vinte ou trinta bois.
- Para colocar os blocos em posição foi necessário um elaborado sistema de roldanas montadas sobre postes e vigas de madeira, e a força de juntas de bois e mulas.
- O Taj Mahal não foi projectado por uma só pessoa, mas exigiu talento de várias origens.


Materiais usados

- O principal material utilizado para a construção foi o mármore branco trazido em carros puxados por bois, búfalos, elefantes e camelos desde pedreiras.
- O segundo material mais utilizado é a pedra arenosa rochosa utilizada na construção da maioria dos palácios e fortes muçulmanos.
- O Taj Mahal inclui,outros materiais trazidos de toda a Ásia. Mais de 1.000 elefantes transportaram materiais de construção dos confins do continente.
- No total utilizaram-se 28 tipos pedras semipreciosas para fazer as incrustações no mármore.


Custo

- O custo total da construção do Taj Mahal estima-se em 50 milhões de rupias. Naquele tempo, um grama de ouro valia aproximadamente 1,40 rupias.
- Segundo a valorização actual, a soma poderia significar mais de quinhentos milhões de dólares


Mutilação dos trabalhadores

- Muitas histórias descrevem, detalhes horripilantes, a morte, desmembramento e mutilação que Shah Jahan teria infligido a vários artesãos relacionados com a construção do mausoléu.
- Talvez a história mais repetida é a de que como o imperador teve à sua disposição os melhores arquitectos e decoradores, depois de completar o seu trabalho fazia-os cegar e cortar as mãos para que não pudessem voltar a construir um monumento que igualasse a superioridade do Taj Mahal.





O Taj Mahal é sem dúvida uma das obras mais belas e perfeitas da história do Mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário