5/11/2010

Estátua da Liberdade - A liberdade que ilumina o Mundo!



- A Estátua da Liberdade é um monumento localizado na entrada do Porto de Nova Iorque desde 28 de outubro de 1886.
- Esta comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e considerado um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos.
- Projectada e construída por Frederic Auguste Bartholdi que usou a mãe como modelo. Para a construção da estrutura interna da Estatua Frederic pediu ajuda ao construtor da Torre Eiffel, Gustave Eiffel.


Síntese da Historia

- Napoleao III, depois de os Estados Unidos ter vencido uma batalha contra a Inglaterra, decidiu dar uma estatua como premio.
- Em Julho daquele ano, Frederic Auguste viajou para os Estados Unidos e encontrou local ideal para a construção da futura estátua, uma pequena ilha na baía de Nova Iorque, que depois chamaram como a Ilha da Liberdade.
- Com imenso entusiasmo Frederic Auguste avançou com os seus planos para a construção da estátua. A tocha, o livro na mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a inspiração ligada à deusa Sophia, compõem o monumento como um todo.
- O presente monumental foi, portanto, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses na revolução, em 1789.





- Funcionou como farol em 1886 a 1902, sendo o primeiro farol a ser utilizado a energia eléctrica.
- O acto de sabotagem dos alemães na Primeira Guerra Mundial, conhecido como a explosão Black Tom, causou bastante prejuízo, danificando a saia e a tocha. Desde então já não era permitida a visita da tocha.
- Em Paris também tem a Estátua da Liberdade, e esta voltada para oeste, para a estátua original em Nova York.
- Essa réplica de 11,5m e 14 toneladas foi doada à cidade em 1885 e inaugurada em 15 de Novembro de 1889 na presença de seu criador, o escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi.
- A altura total da estátua original de Nova York é de 92,9m, sendo 46,9m correspondendo à altura da base e 46m à altura apenas da estátua.

- A estátua sofreu uma grande reforma em comemoração do seu centenário. Foi feita uma limpeza geral na estátua e na coroa, corroída pelo tempo, sendo substituída.
- A coroa original está exposta no saguão. Depois do atentado terrorista contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, a visita à coroa foi proibida, por motivos de segurança.
- Em 4 de julho de 2009, a visita a coroa foi reaberta, depois de 8 anos fechada ao público.

Sem comentários:

Enviar um comentário